sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Decoração – Dicas para descobrir mais espaço na sua casa!


Você sabia que tem um monte de espaços na sua casa que estão vazios esperando que você os use ?   Pensa que não tem? Vou te mostrar! 


Embaixo da cama dá muita coisa! E se conseguir 35 a 40cm entre a parede e a cama, consegue espaço para um baú, para prateleiras e até para um espaço de estudo!


Olha este banheiro e o rabisco que fiz ao lado: Prateleira estreitas acima do vaso sanitário, um armário ou prateleiras abaixo da pia (se forem abertas e vc colocar caixas bonitas, cabe mais coisa! (sem falar dos nichos que pode fazer no box)

Já pensou que embaixo de janelas, mesas, camas e  aparadores há espaço que pode ser muito útil, inclusive sendo estreito ?
Pense ainda em: Estantes altas para guardar objetos que não se use todo dia, usar ganchos ou porta trecos atrás de portas, móveis empilháveis, dobráveis, etc, caixas abaixo de móveis e em investir sabiamente em móveis sob medida para seu espaço
Olhe com muita atenção os pequenos nichos e paredes da sua casa… Eles  tem grande potencial!

Fonte:http://www.simplesdecoracao.com.br/category/ambiente-pequeno/

Decoração – Mármore, Granito, Limestone, Silestone… O que escolher?


Está cada vez mais difícil escolher o material para a bancada da cozinha / banheiro / piso, etc. entre as inúmeras opções do mercado, não é mesmo ? Vamos ver algumas características destes materiais?

 Mármore -  É uma rocha natural, indicado para ambientes internos e externos de baixo tráfego. Poroso, por isso menos indicado para áreas úmidas de cozinha. Também tem pouca resistência a riscos, abrasão, impacto, desgaste e tráfego. Não use produtos abrasivos para limpá-lo. Se cair café , suco de limão, vinagre, etc deve ser limpo imediatamente. Diversas coisas podem manchá-lo (cigarro, jornal úmido, ferros, etc).

banheiro parede marrom mármore

Granito – Rocha natural  que pode ser usada em ambientes internos e externos. É pouco poroso, mais resistente à abrasão, riscos, impacto, desgaste e tráfego que o mármore. Não use produtos abrasivos para limpá-lo.Também pode manchar, apesar de mais dificilmente que o mármore,  portanto, limpe imediatamente. Em geral, os cinzas absorvem mais água (mas há exceções). É, em geral, mais barato que o mármore.

cozinha granito pastilha branca marromcozinha granito cinza madeira

Limestone – É i,a pedra natural caucária, composta por calcite mineral e outros, aveludada e com pouco  brilho. Com ele vc pode fazer bancadas e cubas sem emendas, o que melhora e facilita a higiene, mas tem alto grau de absorção de líquidos, é mais poroso que o mármore, portanto DEVE ser impermeabilizado quando usado em áreas úmidas. Também tem pouca resistência a riscos, abrasão, impacto, desgaste e tráfego e pode manchar como o mármore. Não use produtos abrasivos para limpá-lo. (abaixo um piso em Limestone). É , em geral, mais caro que o mármore. Ele pode ser usado em ambientes internos mas não úmidos se não tiver tratamento e em ambientes externos com baixo tráfego, se o ambiente tiver cobertura.

sala estar bege limestonebanheiro limestone

Silestone – É um material industrializado, feito por 94% de quartzo  e resina de poliéster. Pode ser usado em ambientes externos e internos. Tem baixa porosidade e alta resistência a  riscos, abrasão, impacto, desgaste e tráfego, além de não manchar com facilidade, mas cigarro, jornal úmido, ferros, etc podem manchar sim. Deve ser limpo esponja e produtos saponáceos. Para cores claras, produtos a base de cloro. Super legal, mas o preço é bem salgado.

bancada silestonebancada silestone cozinha vermelha

Fotos dos sites e blogs : (Onde vc pode ver mais informações, inclusive de outros materiais) : Maria Julia ArquiteturaCasa e JardimReforma FácilCatep , Marmoraria Alonso, e Casa Abril


Fonte:http://www.simplesdecoracao.com.br/2012/02/decoracao-marmore-granito-limestone-silestone-o-que-escolher/#more-15218

Decoração de Quartos

Os quartos pertencem à área íntima da casa e tem como função propiciar um ambiente de tranquilidade, descanso, recolhimento e intimidade, além de ter áreas para guarda de roupas e objetos íntimos, com áreas específicas (Closets) ou não. Há também as suites, onde se acrescenta um banheiro exclusivo para uso do(s) habitante(s) do quarto. E ainda há aqueles com um ambiente para leitura.



Atualmente Os quartos são, em geral, pequenos até para sua função principal; E o pior é que muitos, por desejo ou falta de opção, ainda acrescentam áreas de trabalho – idéia que considero muito ruim devido à incompatibilidade entre descanso e trabalho. Mesmo quando um computador é usado para lazer é um elemento excitante, o que não combina com descanso e tranquilidade.



É bem diferente analisar e decorar um quarto para uma só pessoa, um de casal, um de hóspedes, um de uma criança ou de mais que uma criança. Quando há mais que uma pessoa sempre temos desejos diferentes que dificultam a decisão de decoração.










Bebê, Criança, Adolescente

Importante em qualquer quarto:


Um item importante em qualquer quarto é a Boa Ventilação, já que se passa muito tempo nele (e dormindo). Mas cuidado com fortes correntes de ar que podem prejudicar os mais sensíveis:Ventiladores de teto, por exemplo, devem ficar no centro da cama (eles não devem ser colocados em rebaixamentos de gesso). O ideal é que o quarto seja iluminado pelo sol da manhã.


Limpeza é essencial e para facilitá-la, além de evitar problemas alérgicos, evite pelúcia, acúmulo de brinquedos e objetos, tecidos pesados, tapetes grossos, etc.


Outro item que deve ser cuidado é a acústica; Temos que nos preocupar com o ruído que entra ou sai do quarto para outras partes da casa ou exterior. As paredes não devem ser finas demais e há hoje muitos revestimentos que ajudam a evitar os ruídos indesejados (como a cortiça, por exemplo).


Os comandos de iluminação e aparelhos (como tv, ar, etc) devem ser acessíveis e confortáveis para quem está deitado. Ao pensar em iluminação para leitura na cama de casal pense na pessoa ao lado. A iluminação não deve incomodá-la: Luminárias pequenas com braços giratórios fixadas na parede são boas opções. Ou iluminação na cabeceira, direcionada para cada pessoa. Investir em dimmer é sempre uma boa idéia iluminar de acordo com cada atividade.








Bebe e Criança, 2 Adolescentes, Hóspede

Para “aumentar ” o espaço:

Cama elevada pode ter um armário embaixo; Cama comum pode ter gavetas sob o estrado;

Prateleiras no lugar de criado-mudo e arandelas presas às paredes;Prateleiras ou nichos na parede da cabeceira podem fazer o papel de mesas de apoio e guardar objetos de decoração, luminárias e livros.

- TV no quarto (que eu detesto, mas..) sobre suportes presos à parede (que eu também detesto, mas..);

- Use o espaço abaixo das janelas para móveis baixos; Móveis com quinas arredondadas facilitam a circulação e evitam acidentes.

Boas medidas e idéias para o guarda-roupas:


Antes de tudo, analise tudo que vc tem, doe o que não usa, não gaste o pouco espaço que sempre temos com o que não precisa gastar. E pense que aquilo que guarda para usar no dia que emagrecer, ou porque não consegue se desvencilhar pode estar fazendo falta para alguém e pode fazer toda a diferença na vida desta pessoa. Doar é dar espaço para ter mais e melhor!


- Portas e tampos transparentes facilitam visualizar o conteúdo. Gavetas são para peças pequenas e coisas que não precisam estar à vista. Divisórias internas são uma boa idéia, pois as meias, roupas íntimas e bijuteiras ficam organizadas


- Prateleiras são boas para sapatos e bolsas. As de correr facilitam o acesso;Portas ripadas evitam o bolor

- Sapatos devem ficar separados das roupas, em compartimentos ventilados, se as prateleiras forem inclinadas ocupam menos espaço

Medidas: Maleiro: 40 cm de altura em armário com 65 de profundidade;Ternos cabem em nichos com 1,20 a 1,30 de altura; Calças – 70 cm de altura;Camisas dobradas podem ficar em gavetas deslizantes com 10 cm de altura;Sapateira precisa de 34 cm de profundidade com alturas diferentes para botas, sapatos e sandálias; Prateleiras ou gavetas para camisetas com 20cm de altura e 32 cm para moletons e malhas , no mínimo.




Fonte:http://www.simplesdecoracao.com.br/decoracao-de-quartos-2/

Criando espaço em quarto pequeno

Dá para criar espaço ? É, dá! Com criatividade!


Uma frase que sempre repito aqui é que por menor que seja o ambiente ele sempre tem paredes (e se vc tiver sorte, tem 4 paredes!) . E parede usada é espaço a mais criado.


Há outras idéias também:


1) Por mais que vc queira aquela cama monstra de grande, compre um tamanho menor e tenha espaço para circulação e para talvez, ter outros móveis nas paredes laterais para colocar aqueles sapatos que não cabem no guarda-roupa, fazer aquele cantinho de estudo ou beleza, etc. Sugiro que invista em ter, por menores que sejam, 2 criados mudos. Fazem uma falta danada!







2) Mas se não tiver jeito e a cama ficar encostada na parede, faça um tipo lambri com uma placa de MDF que pode ou não ser revestida com espuma e tecido para não encostar o corpo na fria parede (um painel). E vc pode até dar um clima com uma mangueira de luz…Ou inclua um elemento qualquer (como uma luminária) e afaste-a o mínimo.







3) Também pode colocar uma prateleira ou móvel mínimo entre a cama e a parede, criando assim uma área de apoio que funciona como criado mudo.




4) Outra idéia é cama que tem gavetas ou área para guardar coisas embaixo do colchão… Sei que esta moda das camas box é forte (e cama box tbém economiza espaço) mas se seu problema é não ter onde guardar aquelas colchas, edredons, etc enormes, uma cama com espaço embaixo para guardá-los vai ser uma mão na roda!





5) Marcenaria não é barata, eu sei. Mas custa cada centavo o que vc vai ganhar de espaço (e se fizer um projeto com um designer de interiores ou arquiteto antes, vai ser melhor ainda).








Fotos dos sites e blogs: Ikeafamilyliveachadosdedecoração,habituallychiccasaabrildecophotovidecorandothedesignerpad,thediversionprojectshelterness e tudoedimais.







Fonte:http://www.simplesdecoracao.com.br/2011/08/decoracao-criando-espaco-em-quarto-pequeno/



Dicas para apartamentos pequenos


O apartamento é pequeno, não tem jeito, certo ? Sabemos que é impossível aumentar o espaço, mas podemos fazer com que ele pareça maior! Vão aí algumas dicas:


Em todos os ambientes: Use móveis leves, simples, com pouco volume. Use espelhos, móveis espelhados (não exagere), nichos e prateleiras. Simplifique.


Na Cozinha:


1) Colocar fogão, pia, geladeira, etc unidos, como um só móvel e usando cores claras (o branco é uma tentação, mas dá trabalho, pense nisso e prefira tons mais escuros no piso).


2) Armários superiores o mais alto que for conveniente e poucos detalhes.Aliás, armários superiores abertos também dão a impressão de maior (além de serem mais baratos).


3) Recuos para abertura de gavetas (sem puxadores), além de baratearem o projeto, criam linhas horizontais, que também dão impressão de “maior”.


4) “Subir” o frontão até o teto, como na 1a. foto abaixo, tbém faz parecer maior







Na Sala:

1) Não compre a sofás com braços enormes, espaçosos demais. Só eles vão preencher todo o espaço de sua sala e a tornarão menor, sem acrescentar lugar para mais pessoas sentarem! Quer dizer: O que vc ganha ? Prefira linhas retas e simples, assentos com dupla função (como puffs que se tornam mesas de centro, por exemplo)




2) Ao invés de uma mesa de centro grande, que tal mesinhas pequenas que podem ser separadas ? E tampos de vidro sempre parecem ocupar menos espaço. E tente afastar alguns móveis das paredes.






3) Ao invés de mil objetos de decoração pequenos, invista em poucos objetos de tamanho maior.

4) Escolha uma paleta de cores para todo o espaço, não divida os ambientes (por exemplo, jantar e estar) com cores diferentes. Vai parecer menor.





No quarto:

1) Camas com local para guardar coisas embaixo do colchão são uma mão na roda. E se o colchão esconder este local é melhor ainda. Aliás, móveis aéreos (que ficam presos à parede, sem pés) são uma boa idéia sempre.





2) Não compre a maior cama que couber no quarto! Compre a cama com o melhor tamanho para o quarto, que é aquela que permite que vc tenha uma boa circulação por ele.

3) Uma simples prateleira ao lado da cama, ou uma gaveta presa à parede, funcionando como criado-mudo é leve e muito útil.





4) Luminárias pendentes ou presas à parede funcionam quando não há espaço para criado-mudo ou ele é muito pequeno.





5) Use as paredes!






Fotos dos sites e blogs: 1st- opiniondecoratrixinteriorporn,thedesignpadapartment therapyonetogomdemulherartezanalnet,casaabrilthediversionproject e automatism




Fonte:http://www.simplesdecoracao.com.br/2011/09/dicas-para-apartamentos-pequenos/

Poderá também gostar de:

2leep.com